PROJETO DE LITERATURA E ARTES “CONTANDO SONHOS”
Este projeto foi realizado em 2006. Resolvi compartilhar!
PROFESSORA: Raquel Souza
EDUCAÇÃO
INFANTIL
JARDIM
III
PROJETO DE LITERATURA E ARTES
“CONTANDO SONHOS”
TAGUATINGA
2006
APRESENTAÇÃO
Todos sonham com o futuro,
com desejos, com a primavera, com uma
vida cheia de felicidade e com coisas fantásticas acontecendo. Contudo, não
temos coragem de mostrarmos ou contarmos nossos sonhos ou os colocarmos tão
distantes de serem realizados que tornam-se, no decorrer de nossa breve
existência, grandes frustrações.
A arte é uma forma de
trazer a realidade os sonhos e desejos mais íntimos do ser. Tanto a Literatura
quanto as artes plásticas, refletem o que os artistas sentem em face do mundo e
da realidade concreta ou subjetiva. Seus questionamentos, seu fascínio com a
vida e seu desapontamento com a condição humana.
Alguns gênios da arte
foram considerados loucos Sonhadores, mas acabaram surpreendendo o mundo com seus
relâmpagos de beleza e de inovação. Eles conquistaram o sucesso e o
reconhecimento mundial a duras penas, mas nunca desistiram de seus sonhos.
Esses grandes gênios da
arte, como Machado de Assis, Mozart, Da Vinci, foram crianças como todas as
outras de seus tempo, mas eles tinham um diferencial: tinham sonhos fantásticos
que foram transformados em grandes obras de Arte.
O presente projeto surgiu da necessidade que as crianças
tem de falar e expressar seus desejos mais secretos e imaginários.
O
projeto “Contando Sonhos” é uma tentativa de envolver eixos curriculares da
educação infantil com práticas artísticas especificas, motivadas pelo
imaginário infantil.
Os
pensamentos das crianças sobre seu presente e futuro, afetam sua emoção e podem
trazer dificuldades de relacionamento intrapessoal e interpessoal. Com isso, o
presente projeto, busca trazer a tona as emoções e os sonhos das crianças
revelados por meio das linguagens comuns às crianças: desenho, pintura,
produção de história oral, e produção de história escrita.
JUSTIFICATIVA
“se seus sonhos são pequenos, sua
visão será pequena, suas metas serão limitadas,seus alvos serão
diminutos”AugustoCury
O projeto “Contando
Sonhos” é uma tentativa de contribuir para a expressão dos sonhos infantis por
meio do desenho, da escrita e da pintura.
Produzimos sonhos quando
brincamos, pulamos, cantamos e esses sonhos podem se transformar em belas obras
de arte.
O presente projeto surgiu da
necessidade que as crianças tem de falar e expressar seus desejos mais secretos
e imaginários.
O
projeto “Contando Sonhos” é uma tentativa de envolver eixos curriculares da
educação infantil com práticas artísticas especificas, motivadas pelo
imaginário infantil. Ressaltando os pensamentos das crianças sobre seu presente
e futuro, refletindo sobre emoção e dificuldades de relacionamento intrapessoal
e interpessoal, sempre enfocando as linguagens e o nível de compreensão da
faixa etária trabalhada.
O presente projeto justifica-se por buscar
trazer a tona as emoções e os sonhos das crianças revelados, por meio das
linguagens comuns às crianças: desenho, pintura, produção de história oral, e
produção de história escrita. Aliando o emocional e o cognitivo para a produção
da linguagem artístico-cultural.
É preciso que se valorizem
as narrativas infantis e seus mais variados aspectos e a sala de aula é o
espaço mais apropriado para esse fim. Numa leitura do tempo, do espaço e da
realidade objetiva e subjetiva.
- OBJETIVO GERAL:
Desenvolver
a capacidade de apreciar as diversas formas de expressão artística, valorizando
sua produção e despertando a capacidade de se envolver em movimentos
artísticos.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü
Expressar-se
em situações diversas;
ü
Produzir
o próprio desenho;
ü
Produzir
o próprio texto;
ü
Estabelecer
relações interpessoais;
ü
Apreciar
as diversas formas de arte;
ü
Desenvolver
a capacidade de expressar suas expectativas;
ü
Envolver-se
em situações que enfoquem a arte como produto da cultura.
- METODOLOGIA:
Baseado na teoria das
inteligências múltiplas de Gadner, as metodologias usadas, envolvem a temática
do projeto com atividades de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, são
elas: pintura; desenho livre; desenho dirigido; escrita livre; escrita
dirigida; diálogos; monólogos dirigidos; monólogos livres; trabalhos
individuais e em grupo.
Buscam dar ênfase as várias facetas da inteligência de cada
criança.
- RECURSOS:
- Tela;
- Copos
descartáveis;
- Papel
A4;
- Pincel;
- Bloco
criativo;
- Cola
branca e colorida;
- Tesoura;
- Cartolina;
- Tinta
guache;
- Água
.
- AVALIAÇÃO:
Acontecerá
no decorrer da realização do projeto, a partir da observação da participação e
do empenho de cada criança durante a execução das atividades.
Comentários