Dia Internacional da Língua Portuguesa/ 05 de maio.





O dia Internacional da Língua Portuguesa é comemorado dia 05 de maio, em todos os países lusofônicos. 

No Brasil, o dia Nacional da Língua Portuguesa é dia 5 de novembro, como consta na Lei 11.310/2006.






Institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o  É instituído o Dia Nacional da Língua Portuguesa a ser celebrado anualmente no dia 5 de novembro, em todo o território nacional.
Art. 2o  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília,  12  de junho de 2006; 185o da Independência e 118o da República.


Nessas datas, é importante realizar um Projeto de Intervenção Pedagógica. Envolver as turmas e proporcionar um ambiente de celebração da Língua Portuguesa. Algumas sugestões:
  • Sarau Na Escola: Promover um momento de apreciação da Leitura de poetas brasileiros e portugueses. Pedir aos alunos que pesquisem poesias e leiam para os colegas.
  •   Concurso literário:  Realizar um concurso no qual os alunos, após uma oficina de Produção de texto, escreveram seus contos e compartilharam com os professores. Os melhores colocados receberão prêmios e medalhas. Todos os textos podem ser usados para compor um livro que celebrará a participação de todos.
  • A vida de.: Escolher um autor/Escritor importante da história do Brasil e homenageá-lo com uma semana de aprendizado sobre sua obra e sua vida. Ao Final realizar uma peça de teatro, um musical, ou um momento de contação de história com alunos fantasiados de personagens desse autor, e um aluno que representará o Esccritor homeangeado.
  • Visita à exposição: se na sua cidade estiver ocorrendo uma exposição sobre algum escritor brasileiro, seria ótimo levar os alunos para aprender sobre ele em um espaço diferenciado.
Feliz dia Internacional da Língua Portuguesa!

 "Minha Pátria é minha Língua"
Fernando Pessoa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I