Estágios de desenvolvimento cognitivo | Jean Piaget

 QUAIS SÃO OS 5 ESTÁGIOS DO

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

As crianças mudam rapidamente à medida que crescem. Muitas dessas mudanças são físicas. Outras mudanças são cognitivas, o que significa que as mudanças afetam a maneira como as crianças pensam e aprendem. O desenvolvimento infantil geralmente ocorre em estágios, com a maioria das crianças atingindo marcos de desenvolvimento específicos ao atingir uma certa idade. Quais são os 5 estágios do desenvolvimento infantil?

CINCO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL


1. RECÉM-NASCIDO

Durante o primeiro mês de vida, os recém-nascidos apresentam respostas automáticas a estímulos externos. Em outras palavras, um recém-nascido virará a cabeça em direção à sua mão quando você acariciar sua bochecha ou agarrará seu dedo. Um recém-nascido é capaz de ver objetos próximos, reconhecer certos cheiros, sorrir ou chorar para indicar uma necessidade e mover a cabeça de um lado para o outro.

Os recém-nascidos podem apresentar sinais de deficiência no desenvolvimento, como espinha bífida, distúrbios genéticos e síndrome do álcool fetal.

2. BEBÉ

Os bebês desenvolvem novas habilidades rapidamente no primeiro ano de vida. Dos três a seis meses, uma criança pode controlar os movimentos da cabeça e juntar as mãos. Entre nove e doze meses, um bebê pode pegar objetos, engatinhar e até ficar em pé com apoio.

4. PRÉ-ESCOLAR

Entre as idades de três e cinco anos, as crianças refinam suas habilidades motoras. Elas podem lançar uma bola com as mãos, pular e saltar, ficar em um pé por dez segundos ou mais, vestir-se e desenhar uma pessoa com traços.
Sinais de deficiências de desenvolvimento, como paralisia cerebral, podem aparecer durante esse estágio de desenvolvimento.

5. IDADE ESCOLAR

As crianças em idade escolar têm entre os seis e os 12 anos. Eles são capazes, confiantes, independentes e responsáveis. Os relacionamentos com colegas, especialmente os relacionamentos com amigos do mesmo sexo, são importantes para crianças em idade escolar. A criança em idade escolar mais velha começa a desenvolver características sexuais.
Sinais de TDAH, como dificuldade para manter o foco e se distrair facilmente, podem aparecer em crianças em idade escolar.

Quem foi Piaget e quais são seus estágios de desenvolvimento?

Jean Piaget, suíço, foi um psicólogo do desenvolvimento que estudou crianças no início do século XX. Sua teoria do desenvolvimento intelectual ou cognitivo, publicada em 1936, ainda é usada hoje em alguns ramos da educação e da psicologia. Ele se concentra nas crianças, desde o nascimento até a adolescência e caracteriza diferentes estágios de desenvolvimento, incluindo:

  • língua
  • moral
  • memória
  • raciocínio

Piaget fez várias suposições sobre crianças ao desenvolver sua teoria:

  • As crianças constroem seu próprio conhecimento com base em suas experiências.
  • As crianças aprendem as coisas por conta própria, sem a influência de adultos ou crianças mais velhas.
  • As crianças são motivadas a aprender por natureza. Eles não precisam de recompensas como motivação.

Existem quatro fases no total:

  • estágio sensório-motor
  • estágio pré-operacional
  • estágio operacional concreto
  • estágio operacional formal

Os estágios abrangem uma variedade de idades, desde o nascimento até os 2 anos de idade até a idade adulta jovem.

Quatro estágios de Piaget

Os estágios de Piaget são específicos à idade e marcados por características importantes dos processos de pensamento. Eles também incluem metas que as crianças devem alcançar à medida que avançam por um determinado estágio.

EstágioIdadeCaracterísticasMeta
SensorimotorDo nascimento aos 18-24 meses de idadeAtividade motora sem uso de símbolos. Todas as coisas aprendidas são baseadas em experiências ou tentativa e erro.Permanência do objeto
Pré-operacional2 a 7 anosDesenvolvimento da linguagem, memória e imaginação. A inteligência é egocêntrica e intuitiva.Pensamento simbólico
Concreto operacional7 a 11 anosManipulação de símbolos mais lógica e metódica. Menos egocêntrico e mais consciente do mundo exterior e dos eventos.Pensamento operacional
Operacional formalDa adolescência à idade adultaUso de símbolos para se relacionar com conceitos abstratos. Capaz de fazer hipóteses e compreender conceitos e relacionamentos abstratos.Conceitos abstratos

1. Sensorimotor

O estágio sensório-motor abrange crianças com idades compreendidas entre o nascimento e os 18–24 meses. As características incluem atividade motora sem o uso de símbolos. Todas as coisas aprendidas são baseadas em experiências ou tentativa e erro.
O principal objetivo neste estágio é estabelecer uma compreensão da permanência do objeto - em outras palavras, saber que um objeto ainda existe mesmo que você não possa vê-lo ou esteja escondido.
Durante este estágio, o bebê vive no presente. Ele ainda não tem uma imagem mental do mundo armazenada em sua memória, portanto, não tem um senso de permanência do objeto.
Se não pode ver algo, então não existe. É por isso que você pode esconder um brinquedo de um bebê enquanto ele observa, mas ele não irá procurar o objeto depois de sumir de vista.
A principal conquista durante este estágio é a permanência do objeto - saber que um objeto ainda existe, mesmo que esteja oculto. Requer a habilidade de formar uma representação mental (isto é, um esquema) do objeto.
No final desse estágio, a função simbólica geral começa a aparecer, onde as crianças mostram em suas brincadeiras que podem usar um objeto para representar outro. A linguagem começa a aparecer porque eles percebem que as palavras podem ser usadas para representar objetos e sentimentos.

2. Pré-operacional

O estágio pré-operacional pode ser observado em crianças de 2 a 7 anos. A memória e a imaginação estão se desenvolvendo. As crianças nessa idade são egocêntricas, o que significa que têm dificuldade de pensar fora de seus próprios pontos de vista.
A principal conquista desse estágio é ser capaz de atribuir significado aos objetos com a linguagem. É pensar nas coisas simbolicamente. O pensamento simbólico é um tipo de pensamento em que uma palavra ou objeto é usado para representar algo diferente de si mesmo.
Aos 2 anos, as crianças fizeram algum progresso no sentido de separar seu pensamento do mundo físico. No entanto, ainda não desenvolveram o pensamento lógico (ou 'operacional') característico dos estágios posteriores.
O pensamento ainda é intuitivo (baseado em julgamentos subjetivos sobre as situações) e egocêntrico (centrado na própria visão de mundo da criança).

3. Concreto operacional

As crianças são muito menos egocêntricas no estágio operacional concreto. Cai entre as idades de 7 a 11 anos e é marcada por uma manipulação mais lógica e metódica dos símbolos.
O principal objetivo neste estágio é que a criança comece a resolver as coisas dentro de sua cabeça. Isso é chamado de pensamento operacional e permite que as crianças resolvam problemas sem encontrar fisicamente as coisas no mundo real.
O estágio é chamado de concreto porque as crianças podem pensar logicamente com muito mais sucesso se puderem manipular materiais reais (concretos) ou imagens deles.
Piaget considerou o estágio concreto um importante ponto de inflexão no desenvolvimento cognitivo da criança, pois marca o início do pensamento lógico ou operacional. Isso significa que a criança pode resolver as coisas internamente em sua cabeça (em vez de experimentar fisicamente no mundo real).
As crianças podem conservar número (6 anos), massa (7 anos) e peso (9 anos). Conservação é a compreensão de que algo permanece o mesmo em quantidade, embora sua aparência mude.
Mas o pensamento operacional só é eficaz aqui se a criança for solicitada a raciocinar sobre os materiais que estão fisicamente presentes. As crianças neste estágio tendem a cometer erros ou ficar sobrecarregadas quando solicitadas a raciocinar sobre problemas abstratos ou hipotéticos.

4. Operacional formal

Crianças de 11 anos ou mais caem no estágio operacional formal de Piaget. Um marco desse período é o uso de símbolos para compreender conceitos abstratos. Não apenas isso, mas crianças mais velhas e adultos também podem pensar sobre múltiplas variáveis ​​e criar hipóteses baseadas em conhecimentos prévios.

Piaget acreditava que pessoas de todas as idades se desenvolviam intelectualmente. Mas ele também acreditava que uma vez que uma pessoa atinge o estágio operacional formal, é mais sobre construir sobre o conhecimento, não mudar como ele é adquirido ou entendido.

A partir dos 12 anos, as crianças podem seguir a forma de um argumento lógico sem referência ao seu conteúdo. Durante esse tempo, as pessoas desenvolvem a capacidade de pensar sobre conceitos abstratos e testar hipóteses logicamente.

Esta fase vê o surgimento do pensamento científico, formulando teorias e hipóteses abstratas diante de um problema.


Esquema, assimilação, acomodação e equilíbrio

Piaget afirmou que o conhecimento não pode simplesmente emergir da experiência sensorial; alguma estrutura inicial é necessária para dar sentido ao mundo.

De acordo com Piaget, as crianças nascem com uma estrutura mental muito básica (herdada geneticamente e desenvolvida) na qual se baseiam todo o aprendizado e conhecimento subsequentes.

Há uma variedade de termos que Piaget usou em sua teoria para explicar o desenvolvimento cognitivo e como ele é alcançado em diferentes estágios.

Esquema é um termo que ele usou para representar os blocos de construção do conhecimento. Você pode pensar nos esquemas como diferentes fichas de arquivo dentro do cérebro. Cada um informa o indivíduo sobre como reagir a novas informações ou situações.

Por exemplo, imagine uma pessoa visitando o supermercado para comprar leite. Nesse caso, o esquema é um padrão de comportamento armazenado mentalmente que pode ser aplicado a essa situação. A pessoa se lembra de como percorrer os corredores, encontrar o leite, selecionar o tipo preferido e pagar no caixa. Sempre que a pessoa recebe a tarefa de obter leite, esse “script” ou esquema específico é relembrado da memória.

Outros termos importantes:

  • Assimilação é usar um esquema existente e aplicá-lo a uma nova situação ou objeto.
  • A acomodação está mudando as abordagens quando um esquema existente não funciona em uma situação particular.
  • O equilíbrio é a força motriz que move todo o desenvolvimento para a frente. Piaget não acreditava que o desenvolvimento progredisse de forma constante. Em vez disso, mudou-se aos trancos e barrancos de acordo com as experiências.

Quando Piaget falou sobre o desenvolvimento dos processos mentais de uma pessoa, ele estava se referindo ao aumento no número e na complexidade dos esquemas que uma pessoa havia aprendido.
Quando os esquemas existentes de uma criança são capazes de explicar o que ela pode perceber ao seu redor, diz-se que ela está em um estado de equilíbrio, isto é, um estado de equilíbrio cognitivo (isto é, mental).
Piaget enfatizou a importância dos esquemas no desenvolvimento cognitivo e descreveu como eles foram desenvolvidos ou adquiridos. Um esquema pode ser definido como um conjunto de representações mentais interligadas do mundo, que usamos tanto para compreender como para responder a situações. O pressuposto é que armazenamos essas representações mentais e as aplicamos quando necessário.


Exemplos de esquemas
Como os pais podem usar esses esquemas?


Teoria de Piaget e estágios de desenvolvimento cognitivo


A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget sugere que a inteligência muda à medida que as crianças crescem. O desenvolvimento cognitivo de uma criança não consiste apenas em adquirir conhecimento, a criança deve desenvolver ou construir um modelo mental do mundo.


Como Piaget desenvolveu a teoria

  • A inteligência das crianças difere da de um adulto em qualidade e não em quantidade. Isso significa que as crianças raciocinam (pensam) de maneira diferente dos adultos e veem o mundo de maneiras diferentes.

  • As crianças desenvolvem ativamente seu conhecimento sobre o mundo . Eles não são criaturas passivas esperando que alguém encha suas cabeças de conhecimento.

  • A melhor maneira de entender o raciocínio das crianças era ver as coisas do ponto de vista delas.

Uma pessoa pode ter um esquema sobre como comprar uma refeição em um restaurante. O esquema é uma forma armazenada do padrão de comportamento que inclui olhar um menu, pedir comida, comê-la e pagar a conta. Este é um exemplo de um tipo de esquema denominado 'script'. Sempre que estão em um restaurante, eles recuperam esse esquema da memória e o aplicam à situação.

Os esquemas descritos por Piaget tendem a ser mais simples do que isso - especialmente aqueles usados ​​por crianças. Ele descreveu como - conforme a criança fica mais velha - seus esquemas se tornam mais numerosos e elaborados.

Piaget acreditava que bebês recém-nascidos têm um pequeno número de esquemas inatos - mesmo antes de terem muitas oportunidades de experimentar o mundo. Esses esquemas neonatais são as estruturas cognitivas subjacentes aos reflexos inatos. Esses reflexos são geneticamente programados em nós.

Por exemplo, os bebês têm um reflexo de sucção, que é desencadeado por algo que toca os lábios do bebê. O bebê chupa um mamilo, um edredom (manequim) ou o dedo de uma pessoa. Piaget, portanto, presumiu que o bebê tem um "esquema de sucção."

Da mesma forma, o reflexo de agarrar que é provocado quando algo toca a palma da mão de um bebê, ou o reflexo de procura, em que o bebê vira a cabeça em direção a algo que toca sua bochecha, são esquemas inatos. Sacudir um chocalho seria a combinação de dois esquemas, agarrar e sacudir.

Pais e professores podem ajudar a construir vários esquemas para promover o aprendizado e o desenvolvimento ao longo dos estágios. 

Isso pode ser alcançado dando às crianças bastante exposição ao mundo exterior. Ser exposto a uma variedade de experiências de aprender fazendo desde tenra idade pode ajudar a construir aprendizagem internos. Então, à medida que as crianças ficam mais velhas, trata-se de ampliar as experiências e aplicá-las a novas situações, mesmo hipotéticas.

A sequência dos estágios é universal entre as culturas e segue a mesma ordem invariável (imutável). Todas as crianças passam pelos mesmos estágios na mesma ordem (mas nem todas na mesma proporção).


Piaget foi funcionário do Instituto Binet na década de 1920, onde seu trabalho era desenvolver versões francesas de perguntas em testes de inteligência ingleses. Ele ficou intrigado com os motivos que as crianças deram para as respostas erradas às perguntas que exigiam raciocínio lógico.

Ele acreditava que essas respostas incorretas revelavam diferenças importantes entre o pensamento de adultos e crianças.

Piaget se ramificou por conta própria com um novo conjunto de suposições sobre a inteligência das crianças:O que Piaget queria fazer não era medir o quão bem as crianças podiam contar, soletrar ou resolver problemas como uma forma de classificar seu QI. O que ele estava mais interessado era na maneira como conceitos fundamentais como a própria ideia de número , tempo, quantidade, causalidade , justiça e assim por diante.

Piaget estudou crianças da infância à adolescência usando a observação naturalística de seus próprios três bebês e, às vezes, a observação controlada também. A partir deles, ele escreveu descrições de diário mapeando seu desenvolvimento.

Ele também usou entrevistas clínicas e observações de crianças mais velhas que eram capazes de entender perguntas e manter conversas.

Estágios de desenvolvimento cognitivo

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget sugere que as crianças passam por quatro diferentes estágios de desenvolvimento intelectual que refletem a sofisticação crescente do pensamento infantil.

Cada criança passa pelos estágios na mesma ordem, e o desenvolvimento infantil é determinado pelo amadurecimento biológico e pela interação com o meio ambiente.

Em cada estágio de desenvolvimento, o pensamento da criança é qualitativamente diferente dos outros estágios, ou seja, cada estágio envolve um tipo diferente de inteligência.

Embora nenhum estágio possa ser perdido, existem diferenças individuais na taxa em que as crianças progridem através dos estágios, e alguns indivíduos podem nunca atingir os estágios posteriores.

Piaget não afirmou que um determinado estágio foi alcançado em uma certa idade - embora as descrições dos estágios geralmente incluam uma indicação da idade em que a criança média alcançaria cada estágio.







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