As 7 Funções Executivas que a sua criança deve desenvolver
O cérebro é composto de várias áreas diferentes que controlam tudo o que fazemos - desde ouvir e caminhar até a solução de problemas e como nos sentimos. Cada área possui milhões de células cerebrais, ou neurônios. Esses neurônios se comunicam uns com os outros passando mensagens químicas em pequenos espaços chamados sinapses. À medida que as mensagens são repetidas continuamente, mais links são feitos e "caminhos neurais" são formados.
As funções executivas são um produto da operação coordenada de vários sistemas neurais e um pré-requisito essencial para uma variedade de funções cognitivas.
Os primeiros anos são a melhor oportunidade para o cérebro de uma criança desenvolver as conexões de que precisam para ser adultos saudáveis, capazes e bem-sucedidos. As conexões necessárias para muitas habilidades importantes de nível superior, como motivação, autorregulação, resolução de problemas e comunicação, são formadas nestes primeiros anos - ou não. É muito mais difícil que essas conexões cerebrais essenciais sejam formadas mais tarde na vida.
As habilidades fundamentais relacionadas às funções executivas incluem proficiência em pensamento adaptável, planejamento, automonitoramento, autocontrole, memória de trabalho, gerenciamento de tempo e organização.
1. O pensamento adaptável dá à criança a capacidade de resolver problemas ou se ajustar a situações quando necessário e superar obstáculos instantâneos.
2. Planejamento
A capacidade de uma criança de pensar sobre o futuro, criar um plano de ação e priorizar as diferentes partes de trabalho é um forte sinal de desenvolvimento cognitivo. Habilidades de planejamento permitem que uma criança faça uma lista de operações projetadas para realizar uma tarefa com eficácia e determinar adequadamente quais aspectos são os mais importantes. Alguns exemplos de planejamento são fazer uma lista de embalagem, dar instruções ou escrever uma receita.
3.Automonitoramento
O automonitoramento envolve a capacidade da criança de se autoavaliar ou compreender quão bem ela está realizando uma tarefa específica. O automonitoramento ajuda as crianças a acompanhar e refletir sobre seu progresso em relação a uma tarefa específica e a compreender que podem ser necessários ajustes para realizar a tarefa em questão.
4. Autocontrole
O autocontrole trata da habilidade da criança de conter explosões físicas ou emocionais. O controle dos impulsos impede a criança de reagir ou agir sem pensar, enquanto o controle emocional ajuda a criança a manter a calma e resistir ao impulso de reagir de forma exagerada ou desligar devido a críticas ou obstáculos. Um exemplo de autocontrole eficaz em termos de função executiva é quando uma criança recebe uma pontuação decepcionante em um teste, mas mantém o foco e absorve a crítica construtiva enquanto permanece equilibrada e aprendendo com os erros.
5. Memória de Trabalho
A memória de trabalho envolve a capacidade da criança de reter e armazenar informações aprendidas e, posteriormente, colocá-las em uso. Essa habilidade é crucial para o sucesso de uma criança em sala de aula , pois é responsável pela memória e execução de curto prazo. Uma forte memória de trabalho é exibida por uma criança que lembra e executa com sucesso as instruções para um exercício passo a passo na aula de ginástica.
6. Gerenciamento de tempo
O gerenciamento do tempo diz respeito à capacidade da criança de organizar adequadamente um cronograma, concluir as tarefas a tempo e manter a paciência durante as atribuições. O gerenciamento do tempo é fundamental para uma criança em uma variedade de cenários, pois facilita a habilidade de pular de tarefa em tarefa e aumenta a produtividade, pontualidade e habilidades de definição de metas. Um exemplo de bom gerenciamento de tempo é a conclusão de um projeto de várias etapas antes do prazo, sem pressa ou comprometer a qualidade
7. Organização
Habilidades de organização tratam da habilidade de uma criança de organizar materiais ou pensamentos de maneira eficiente e ordenada. A organização é vital para o crescimento e desenvolvimento de uma criança, pois permite que ela conte uma história sucinta ou controle seus pertences. A organização eficiente é exibida quando uma criança designa uma pasta ou bloco de notas distinto para cada disciplina escolar ou mantém consistentemente qualquer tipo de método sistemático.
Mais em:
https://www.hillcenter.org/7-executive-functioning-skills-your-child-should-have/
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0928425713000223#:~:text=Since%20the%20prefrontal%20cortex%20contributes,structure%20for%20performing%20executive%20functions.
Instagram: @prof.esp.raquelsouza
Comentários