Reflexão: Dia do Professor



Bom, hoje é dia do professor. Fiquei pensando muito e refletindo sobre meus 15 anos de profissão
Perguntei-me: como ser professor na pós-modernidade? Como ser professor num mundo onde a informação está a um toque, na palma das mãos? Como ser professor onde o respeito é tão raro? Como ser professor onde sua profissão é,, por vezes, relegada ao descaso? 

Ainda assim, sou professora! Ainda penso que o futuro será melhor, se as crianças e jovens se apropriarem do conhecimento e o usarem para fazer a nossa sociedade melhor. Tenho grande amor pelo "ser professora" e não me envergonho de dizer. Fiz parte da alfabetização de 250 crianças, aproximadamente; convivi com os sonhos de mais de 350 adolescentes; conheci mais de 200 professores; aprendi com com as limitações de 50 alunos PNE's; aprendi com meus 50 colegas do Curso de Pedagogia e com os 50 colegas do Curso de Pós- graduação... Aprendi também com meus 125 professores, aproximadamente, com cada um deles... Não são só números, são pessoas que ajudaram na minha formação, no meu fazer pedagógico, na minha caminhada na docência. Sou grata, pois a docência é sensibilidade, assertividade e verdade.

Para quem acompanha o Blog, proponho refletir sobre o papel do professor do nosso tempo, o professor do Seculo XXI, a partir do Filme "Entre os Muros da Escola." Uma produção francesa que retrata a vida na escola, no ensino fundamental II, em um centro urbano e como o professor lida com situações conflituosas. 

Para meus colegas e minhas colegas de profissão: Grandes são os desafios, mas quem "controla a escola, governa o mundo." Feliz Dia do Professor!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I