A História de uma Professora Escritora | The Story of a teacher and writer


A vida de Professor é repleta de histórias surpreendentes. A sala de aula é um lugar de sonhos e de realizações.


Alunos da Escola Nossa Senhora de Nazaré

Hoje, quero homenagear a Profª Gilda Sarmento de Brito. Professora nascida em Bairro Alto município de Salvaterra, no Arquipélago de Marajó, no Estado do Pará. 

Estudou o primeiro grau menor na Escola Reunida Dr. Mário Telles, em um povoado com raízes agrícolas. Infância em meio à natureza e cheia dos encantos do Marajó.

Aos treze anos mudou-se para o Município Soure, onde concluiu o primeiro grau maior no Ginásio Estadual Dom Alonso. Adolescência, descobertas, amores e sonhos.  

Depois de estar casada e mãe de quatro filhos, tornou-se Licenciada em Ciências Exatas e Naturais pela Universidade Federal do Pará.  Dividir a vida entre trabalho, estudo e família não era fácil, mas ela conseguiu.


Livro Vi, Ouvi... E Vivi

Sua atuação ao longo de mais de 25 anos de Magistério na Educação Básica, resultou no Livro "Vi, Ouvi... E Vivi."


O Livro é uma seleção de histórias, contos e poemas, compartilhados com seus alunos e aprendidas com seu Avô.

Mãe Maria Zilma (à esquerda), Tio Miguel Sarmento (de Boné) e Pai Antonio Sarmento
A infância e adolescência da Professora Gilda estão presentes em cada página do livro. O mais interessante é que as histórias orais, quando escritas se tornaram mais vivas, ganharam o envolucro da imaginação e da eternidade que as páginas carregam.

  A família, sua base forte, está presente no livro, nos poemas da Infância vemos a beleza da convivência e da importância dos elos entre pais e filhos e avôs e netos. Elos que garantem uma formação sólida.

Alunos da Escola Antônia Tavares 
Professora Gilda Sarmento é incentivadora árdua da Leitura. Ela acredita na Leitura como intermediadora de mudança de vida e de evolução Social. Para ela a criança que lê tem acesso mais fácil ao conhecimento, à informação e à vida em sociedade.


Como educadora, é alfabetizadora envolvida na comunidade onde mora ajudando crianças a desenvolver aspectos importantes da leitura e da escrita.




Alunos Da Escola do Bairro





Depois de aposentada, atendendo à solicitação de pais do Bairro onde mora, abriu uma "Escolinha," A Escola Nossa Senhora de Nazaré. Seu objetivo era e é ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem.
Escola na Própria casa: amor à educação












Para alfabetizar, Professora Gilda Sarmento, usa livros de Outros autores da Cidade, como  o Livro "Barquinho de Papel" (Ivone Gaia)


As aulas são oferecidas em sua própria casa, com empenho e dedicação.






Alunos da Escola Antônia Tavares






Seu envolvimento com a educação é inspiradora. O carinho e o respeito com os alunos é a marca de seu trabalho.












Professora Gilda e sua Neta Diene (9 anos)






Na região do Marajó, Gilda procura trazer de volta brincadeiras da sua infância para influenciar as crianças e ensinar valores.




Brincadeiras na Festa Junina em frente à casa da Professora Gilda




Uma outra marca da Professora Gilda é enriquecer a vida das crianças com cultura marajoara. Festa junina, cordão de Pássaro, boi bumbá, são práticas que ela coloca no dia a dia dos alunos
Espaço de livre Brincar.








Brincadeiras na rua




A alegria da sala de aula se transformou em livro. E no Próximo sábado, na escola em que se aposentou, a professora escritora marajoara, irá lançar seu livro, abraçada pelos alunos e pela cidade de Soure.


Profª Gilda Sarmento de Brito

Um livro que representa: a contação de história na sala de aula; a valorização das histórias da Infância; A relevância dos avós na vida dos netos; a vida na sala de aula como uma relação de compartilhar vivências entre professores e alunos. 










Mais Informações:

Lançamento: Dia 03/10/2015
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônia Tavares
Endereço: 3ª rua, Bairro Novo, Soure, Marajó, Pará, Brasil.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I