Mobilidade Urbana: Aprender a respeitar | Experiência na Transitolândia/DF
A visita à Transitolândia foi uma novidade para as crianças e para mim.
Estávamos no final do 1º semestre de 2013, e todo o Fundamental I participou do evento
Chegamos ao local e fomos direcionados ao local onde haveria uma apresentação teatral. Todos estavam muito curiosos.
Estávamos no final do 1º semestre de 2013, e todo o Fundamental I participou do evento
Saímos de ônibus da Escola e nos dirigimos até a minimidade. Para alguns de meus alunos, foi a primeira vez que andaram de ônibus.
Chegamos ao local e fomos direcionados ao local onde haveria uma apresentação teatral. Todos estavam muito curiosos.
A peça é interativa e as crianças são apresentadas ao tema. |
O envolvimento é surpreendente. |
Em seguida, são propostas situações para reflexão. |
O local tinha um cenário com uma bicicleta "solitária", que logo prendeu a atenção das crianças.
Existem, ainda, objetos para a interação. |
Foram apresentadas situações de imprudência no trânsito, usando o humor e apontando sempre a forma certa de agir.
Em seguida, os monitores se apresentaram e começaram a interagir com as crianças.
A atenção que as crianças deram às atividades foi impressionante.
Em alguns momentos, um aluno era o carro; o outro o pedestre; outro, motociclista; e ainda, o bicicletista. Todos vivenciando situações do Trânsito.
Houve, ainda, música e brincadeiras. Perguntas sobre o que tinham acabado de aprender.
Cartazes com informações sobre cuidados no Trânsito. |
Em seguida, houve a divisão dos grupos com os monitores para a 2ª etapa de atividades.
As crianças foram convidadas a conhecer as instalações da Transitolândia.
A visita monitorada é rica em informações práticas. |
O lugar é repleto de informação. E com mensagens relevantes.
Os monitores assumiram pequenos grupos e passaram a dar uma visão mais profunda daquilo que se havia aprendido na apresentação e nas brincadeiras.
Ainda no Espaço do Anfiteatro, são realizados jogos e brincadeiras. |
Jogos com quebra-cabeças e outras atividades foram realizadas pelos monitores.
Em seguida, inicia-se a parte prática na Minicidade |
Os monitores acompanham os alunos na Minicidade |
Depois, passamos à área externa, à minimidade propriamente dita.
Foram indicados alunos que iriam nos carros e outros que seriam pedestres. A maioria decidiu por serem pedestres.
A minicidade tem elementos da rotina no trânsito. |
Os monitores explicavam cada elemento da minicidade e como eles são importantes na vida urbana.
As passarelas, muito comuns no DF. |
Os riscos de se caminha no lada de pistas e estradas. |
Explicavam ainda a função de cada um desses elementos e como devem ser usados.
No Distrito Federal, Brasília e o entorno, tem muitas passarelas, e foi ressaltada a importância das passarelas, como usá-las e o porquê.
Muitas pessoas transitam ao lado as rodovias e pistas e foi mostrado às crianças quais os risos desse comportamento
Cuidado e atenção à sinalização. |
Os sinais de transito foram mostrados ao longo da caminhada. Cada um recebeu nome, função e importância.
Paradas de Ônibus. |
Orientação no percurso |
Como se comportar na parada de ônibus. |
Havia ainda, Paradas de Ônibus, como as que existem na cidade. Em tamanho natural e posicionadas estrategicamente.
Ao longo do percurso, as crianças foram orientadas a sempre andarem atentas. A palavra ATENÇÃO, esteve sempre presente.
As paradas de ônibus em tamanho real deixaram as crianças entusiasmadas.
As paradas de ônibus em tamanho real deixaram as crianças entusiasmadas.
Cuidados ao atravessar a Faixa de Pedestres |
No DF, as pessoas estendem a mão na faixa de pedestre e os carros param. As crianças foram orientadas quanto a maneira correta de usar esse gesto para indicar que atravessarão na faixa.
Mas orientações sobre como embarcar e desembarcar do ônibus |
Atenção aos semáforos pelo pedestre. |
As orientações foram muito claras e fundamentais para a compressão do respeito à vida no Trânsito.
Aprendendo a ler o semáforo. |
Outro ponto enfatizado foi a leitura correta do semáforo, tanto para carros, quanto para pedestres.
Espaço rico em aprendizagem |
Espaço rico em informação |
Após a aula na minicidade, volta ao anfiteatro - atividades escritas. |
De volta ao anfiteatro, os alunos receberam lanche e logo em seguida fizeram uma atividade escrita sobre o que acabaram de aprender.
Todos os alunos do fundamental I participaram. |
As atividades eram adaptadas para todos os anos do Fundamental I, envolvendo escrita de desenho.
Houve orientação quanto ao que deveria ser feito. |
Essa experiência foi marcante e acredito que cada capital do Nosso Brasil deveria ter um espaço como este para trabalhar com nossas crianças a Educação no trânsito. O Trânsito do Brasil é um dos que mais mata no Mundo. É necessário que possamos pensar mais seriamente sobre esse tema.
Os alunos receberam brindes como recordação da visita. |
Sucesso!! |
A Transitolândia fica no Parque Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em Sobradinho. O espaço, que também conta com um anfiteatro para aulas lúdicas e apresentações de peças, recebe alunos de escolas públicas e privadas. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h.
Para mais informações, acesse:
http://www.df.gov.br/noticias/item/4868-por-um-tr%C3%A2nsito-mais-consciente.html
Comentários