História da Educação | Parte I | Grandes Pensadores
" A evolução da Educação esta ligada à evolução da própria sociedade" ( Gadotti, 2006)
A educação permeia a história da humanidade e se faz presente no seu desenvolvimento e nas suas realizações.
Lendo Maria Lúcia Aranha (2006), reforcei a minha perspectiva de que a história da humanidade, de todos os povos, é marcada pela transmissão da cultura, formal ou informalmente, com espontaneidade, partindo do senso comum.
Ao longo do tempo, muitos filósofos e estudiosos contribuíram para a compreensão da educação na história.
1. Sócrates: viveu entre 469 e 399 a.C. Era um filosofo Grego que mostrava grande interesse pelo Diálogo e utilizava um método chamado Maiêutica. A Maiêutica Socrática ou "Parto de ideias", procurava a verdade dentro do ser humano. Partia da Ignorância, e por meio de sucessivas perguntas chegava à verdade. Sócrates teve uma educação ateniense clássica e era um modelo de ética. Sua missão era traze ao mundo as ideias dos discípulos.
Socrátes
2. Platão: viveu entre 427 a 347 a.C. foi um dos principais discípulos de Sócrates, e mais tarde se tornaria mestre de Aristóteles. Platão é considerado o Primeiro Pedagogo e idealizou um sistema educacional. Para o filósofo, o objetivo final da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo, para tanto integrou ética e política ao ensino.
"O filósofo grego previu um sistema de ensino que mobilizava toda a sociedade para formar sábios e encontrar a virtude"(Márcio Ferrari)
Platão
3. Aristóteles: viveu entre 384 a 322 a.C. Filosofo grego que exerceu grande influencia sobre a cultura Ocidental.
Valorizava a Inteligência humana. Para ele, o Estado deveria ser responsável pela Educação. A aprendizagem por imitação é enfatizada, assim como o "aprender fazendo".
Valorizava a Inteligência humana. Para ele, o Estado deveria ser responsável pela Educação. A aprendizagem por imitação é enfatizada, assim como o "aprender fazendo".
Aristóteles
4. Os Jesuítas e sua pedagogia exerceram grande influencia no mundo todo. Utilizavam o ratio studiorium para implementar as práticas pedagógicas.
Os jesuítas
5. Comênio: viveu entre 1592 e 1670. É considerado o Pai da Didática moderna. Ele combateu a educação medieval, deu atenção e respeito aos sentimentos e à inteligência das crianças. Sua obra mais importante é a Didatica Magna. Muitos ideais da educação do século XX, foram pensadas por Comênio, no século XVII. Até a remuneração do professor, enquanto profissional, surge com este brilhante filósofo Theco.
Comênio
Para conhecer mais sobre a História da educação e sua importância para a formação do pedagogo, recomendo assistir ao Vídeo de Demerval Saviani sobre "Por que estudar História da Educação?"
Mais Informações:
Bibliografia:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia Geral e Brasil. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. 8. ed. 11. reimp. São Paulo: Ática, 2006.
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