Centro educacional Mundo Colorido – CEMC
Professora: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II

Projeto Canto e Conto
1. Apresentação
O Projeto Canto e Conto visa envolver pais e crianças na dinâmica de leitura, como necessária para a compreensão dos diversos portadores de signos lingüísticos na nossa cultura.

2. Justificativa
Na educação infantil, principalmente nos primeiros nãos de contatao com a Comunidade escolar, a criança é apresentada ao Mundo da Linguagem, seja ela escrita ou pela Fala, com a intensão de desenvolver aspectos da habilidade lingüística, necessária ao desenvolvimento humano em seus aspectos afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido, o Projeto, Canto e Conto objetiva, por meio de metodologias específicas, aproximar as crianças do “Mundo da Escrita” por meio do envolvimento dos pais e responsáveis.
3. Objetivos
Objetivo Geral:
• Desenvolver a habilidade para usar a língua para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, através da leitura de diversos textos.
4. Metodologia
1° Passo: Confeccionar uma bolsa para guardar os Livros, e canções digitadas que as crianças cantarão e lerão junto com seus pais e responsáveis;
2° Passo: selecionar os Livros Trabalhados em Sala para que sejam colocados na sacola, bem como letras da músicas e objetos necessários;
3° Passo: fazer foldem explicativo para orientar os Pais e responsáveis como proceder a Leitura e a cantoria;
4ª Passo: Confeccionar a sacolinha do Sorteio, com os nomes das Crianças em Caixa Alta.
Como acontecerá o Projeto?
As crianças levarão para casa a Sacola “ Canto e Conto”, após um sorteio que decidirá quem levará a sacola para casa, com um foldem explicativo dento da sacola e outro na agenda. Cada criança será responsável pela sacola naquele dia. No dia seguinte haverá, outro sorteio e assim sucessivamente, exceto nos finais de semana.

5. Recursos
• Livros infantis
• Tecido
• Meia
• Zíper
• Lápis de cor
• Hidrocor
• Papel A4
• E.V.A
• Livro pedagógico em E.V.A (Numerais)
• Livros Pedagógicos em E.V. A (vogais)
• Fantoche de Luva

6. Avaliação
Cada Criança será avaliada por meio do registro de suas ações diante do projeto, bem como por uma ficha que os pais receberão para marcar com “X” se houve ou não a Participação Efetiva da Criança no Processo.
7. Cronograma de Execução
Data Ação


14/05/2009 Inicio do Projeto- apresentação da Sacola à Turminha e Realização do 1° Sorteio.

25 a 29/05/2009 Continuação dos Sorteios e Escrita de Relatória a partir das observações realizadas na primeira semana.


01 a 05/06/2009 Últimos Sorteios e encerramento do Projeto com a avaliação dos objetivos, se foram ou não alcançados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I