CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO
CEMC
PLANO DE AULA
Baby Class, Maternal I e II
Professora: Raquel sarmento
Belém- PA
2009
CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
PROFESSORA: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: 25 de maio de 2009
PLANO DE AULA
1. Áreas do Conhecimento: Matemática e Recreação
2. Conteúdos:
Maternal Ie II:
Matemática: noções topológicas: posição aberto/fechado; em cima/ embaixo
Recreação: colagem e Pintura com materiais diversos.
3. Objetivos:
Maternal I e II:
Matemática: explorar o espaço e localizar objetos, seguindo os conceitos.
Recreação: desenvolver as habilidades plásticas.
4. Procedimentos Metodológicos:
Cantoria
Pintura
Roda de Conversa
Colagem
Pintura
Atividades direcionadas
5. Recursos: Livros Didáticos; caderno de desenho em A3; Giz de Cera; Lápis de Cor; tesoura; revistas; cola branca.
6. Roteiro de Aula:
1° Momento: ACOLHIDA – Receber as Crianças com alegria e entusiasmos após o final de semana. Guardar e organizar materiais.
2° Momento: PERÍODO LIVRE – distribuição de Brinquedos. Compartilhar e manter a direção espontânea da Brincadeira.
3°Momento: RODA DE CONVERSA: iniciar a roda de conversa com um “bom dia” caloroso, em seguida cantar as canções que as crianças conhecem, seguindo a ordem Cinestésica: voz, audição, mão, visão, grandes músculos, percepções. Alternar os momentos de cantoria com Calendário, Chamada e questionamentos pertinentes com a realidade vivenciada. Recitar as regras de convivência.
4° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA – fazer a representação concreta de objetos abertos e fechados, dentro da sala de aula, em seguida realizar atividades nos Livros didáticos ( Livro Meus Primeiros Passos, Letras e Números, páginas-163 e 164, Maternal I I; e Educação Infantil, Tic-tac, página 64, Maternal I.)
5° Momento: HORA DO LANCHE – organizar a fila para a higiene das mãos; colocar os alimentos sobre a mesa (cuidar para que todos sentem em seus lugares com a coluna reta); momento de cantoria; oração e lanche propriamente dito.
6° Momento: HIGIENE BUCAL – realizar a higiene bucal, após guardar lancheiras e objetos de uso pessoal usados no lanche. Ao aguardarem sua vez para a higienização, as crianças ficarão em momento de Cantoria.
7° Momento: RECREIO – Brincadeiras diversas.
8° Momento: DESCANSO – atender necessidades imediatas.
9° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA- colagem com palitos de fósforos, no Livro, Letras e Numeros, Meus Primeiros Passos, página 55, Maternal II; colagem com lã no caderno de desenho A3, Maternal I
10° Momento: VOLTA PARA CASA – Cuidados Especiais, troca de Fraldas e outras necessidades. Despedida alegre e afetuosa.
Observações: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação do Dia:
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CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
PROFESSORA: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: 26 de maio de 2009
PLANO DE AULA
Sabe-se que o primeiro contato que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola. Partindo desse pressuposto, é fundamental se receba as crianças com o maior afeto possível, demonstrando simpatia e principalmente passando segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas atividades propostas.
O planejamento das atividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.
Com o objetivo de enriquecer e facilitar o trabalho de educação infantil, em especial do maternal, segue algumas condutas e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.
Atividades e condutas a serem aplicadas para alunos do maternal
• Com o objetivo de controlar os esfíncteres do aluno, estimular e incentivar a criança de forma tranqüila e gradativa.
• Elaborar atividades que aborde a higiene bucal e coloque em prática com os alunos após o momento do lanche, incentivando o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma atividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.
• No horário do lanche, auxiliar o aluno a alimentar-se, mas dando liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembrar que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
• Trabalhar com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Contar histórias infantis, porém curtas.
• Trabalhar com o corpo através de estímulos, de forma que estimule a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
• Incentivar e desenvolver a fala, conversando diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, possibilitando que essa expresse seus desejos através da fala, evitando somente a comunicação gestual, bem como favorecendo o desenvolvimento de sua linguagem.
• Trabalhar com garatujas, utilizando folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental ter atenção, de forma que o aluno não leve esses materiais à boca e olhos.
• Aplicar atividades com traçados simples (desenvolvendo a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, incentivando o acerto. No início, auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.
Trabalhar com a criança possibilita criar inúmeras atividades. O importante é que no momento do planejamento se busque criar atividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.
1. Áreas do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
2. Conteúdos:
Maternal I e II :
• Linguagem Escrita: Vogais A/E: Escrita e sonoridade
• Linguagem Oral: competências lingüísticas básicas- FALAR/ESCUTAR
3. Objetivos:
Maternal I e II
• Linguagem Escrita: reconhecer a escrita e a sonoridade das letras; Identificar gravuras associadas às letras; Identificara as letras na Escrita do seu nome;
• Linguagem Oral: confiar na capacidade de se comunicar e expressar suas idéias; disponibilizar-se a escutar.
4. Procedimentos Metodológicos:
Cantoria
Pintura
Roda de Conversa
Colagem
Pintura
Atividades direcionadas
5. Recursos: Giz de Cera; Lápis de Cor; tesoura; revistas; cola branca; papel Cartão, Livro didático.
6. Roteiro de Aula:
1° Momento: ACOLHIDA – receber as crianças com alegria e entusiasmo. Orientá-las para que guardem seus materiais nos lugares convenientes.
2° Momento: PERÍODO LIVRE – distribuição de Brinquedos, livros e revistas para folhear. Este período dará espaço para que as crianças direcionem o interesse para a ação desejada.
3°Momento: RODA DE CONVERSA: iniciar a roda de conversa com um “bom dia” caloroso, em seguida cantar as canções que as crianças conhecem, seguindo a ordem Cinestésica: voz, audição, mão, visão, grandes músculos, percepções. Alternar os momentos de cantoria com Calendário, Chamada e questionamentos pertinentes com a realidade vivenciada ( o que vamos fazer hoje? Vamos nos divertir bastante?) . Especificar as atividades do dia. Recitar as regras da Turminha.
4° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA: apresentação da vogal E, associada ao desenho do Elefante.
5° Momento: HORA DO LANCHE – organizar a fila para a higiene das mãos; colocar os alimentos sobre a mesa ( cuidar para que todos sentem em seus lugares com a coluna reta); momento de cantoria; oração e lanche propriamente dito.
6° Momento: HIGIENE BUCAL – realizar a higiene bucal, após guardar lancheiras e objetos de uso pessoal usados no lanche. Ao aguardarem sua vez para a higienização, as crianças ficarão em momento de Cantoria.
7° Momento: RECREIO – Brincadeiras Livres no Parquinho.
8° Momento: DESCANSO – atender necessidades imediatas.
9° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA: Identificar as vogais em seus nomes.
10° Momento: VOLTA PARA CASA – Cuidados Especiais, troca de Fraldas e outras necessidades. Despedida alegre e afetuosa.
Observações:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Avaliação do Dia:
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CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
PROFESSORA: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: 27 de maio de 2009
PLANO DE AULA
1. Áreas do Conhecimento: Sociedade e Artes
2. Conteúdos:
Maternal I e II:
• Sociedade: Profissões- as diferentes profissões
• Artes: atividades plásticas
3. Objetivos:
Maternal I e II:
• Sociedade: identificar diferentes profissões; reconhecer a importância de cada profissão;
• Artes: Desenvolver as habilidades plásticas
4. Procedimentos Metodológicos:
Cantoria
Pintura
Roda de Conversa
Colagem
Pintura
Atividades direcionadas
5. Recursos: Livros Didáticos; Giz de Cera; Lápis de Cor; tesoura; revistas; cola branca.
6. Roteiro de Aula:
1° Momento: ACOLHIDA – receber as Crianças com alegria
2° Momento: PERÍODO LIVRE- Distribuir Brinquedos para as Crianças. A utilização de organizadores decorados tem melhorado a manipulação e divisão dos brinquedos.
3°Momento: RODA DE CONVERSA: iniciar a roda de conversa com um “bom dia” caloroso, em seguida cantar as canções que as crianças conhecem, seguindo a ordem Cinestésica: voz, audição, mão, visão, grandes músculos, percepções. Alternar os momentos de cantoria com Calendário, Chamada e questionamentos pertinentes com a realidade vivenciada. Estabelecer a Rotina diária e as Regras de Convivência:
4° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA- realizar atividade sobre as diferentes Profissões, após introdução usando cartazes em cartolina. Usaremos o Livro Didático, Letras e Números, Minha Vida , Meu Mundo, Paginas 63 e 64, apenas para o Maternal II; o Maternal II realizará a atividade no caderno de desenho A3, sobre as Profissões.
5° Momento: HORA DO LANCHE – organizar a fila para a higiene das mãos; colocar os alimentos sobre a mesa ( cuidar para que todos sentem em seus lugares com a coluna reta); continuaremos o Projeto “Alimentação Saudável”; as Crianças trarão de Casa Frutas cortadas em cubinhos, sucos naturais, e alimentos ricos em nutrientes e necessários para essa fase do desenvolvimento. Toda quarta- feira, teremos o dia da Alimentação Saudável, dentro do Projeto Alimentação Saudável. Nessa Semana, saberemos Por que a laranja é importante para nossa Saúde. Cantoria, oração e Lanche.
6° Momento: HIGIENE BUCAL – realizar a higiene bucal, após guardar lancheiras e objetos de uso pessoal usados no lanche. Ao aguardarem sua vez para a higienização, as crianças ficarão em momento de Cantoria.
7° Momento: RECREIO – Vamos Jogar futebol?
8° Momento: DESCANSO – atender necessidades imediatas.
9° Momento: VOLTA PARA CASA – Cuidados Especiais, troca de Fraldas e outras necessidades. Despedida alegre e afetuosa.
Observações:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Avaliação do Dia:
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CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
PROFESSORA: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: 28 de maio de 2009
PLANO DE AULA
1. Áreas do Conhecimento: Linguagem Oral e Escrita
2. Conteúdos:
Maternal I e II
• Grafismo;
• Vogais A e E
3. Objetivos:
Maternal I e II
• Desenvolver o Grafismo;
Realizar a escrita das vogais A e E
4. Procedimentos Metodológicos:
Cantoria
Pintura
Roda de Conversa
Colagem
Pintura
Atividades direcionadas
Projeto Minha História
5. Recursos: Giz de Cera; Lápis de Cor; tesoura; revistas; cola branca; papel Cartão, E.V.A.
6. Roteiro de Aula:
1° Momento: ACOLHIDA – receber as crianças com alegria e entusiasmo. Orientá-las para que guardem seus materiais nos lugares convenientes.
2° Momento: PERÍODO LIVRE – distribuição de Brinquedos, livros e revistas para folhear. Este período dará espaço para que as crianças direcionem o interesse para a ação desejada.
3°Momento: RODA DE CONVERSA: iniciar a roda de conversa com um “bom dia” caloroso, em seguida cantar as canções que as crianças conhecem, seguindo a ordem Cinestésica: voz, audição, mão, visão, grandes músculos, percepções. Alternar os momentos de cantoria com Calendário, Chamada e questionamentos pertinentes com a realidade vivenciada. Estabelecimento da rotina do Dia por meio do cartaz.
4° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA-
5° Momento: HORA DO LANCHE – organizar a fila para a higiene das mãos; colocar os alimentos sobre a mesa ( cuidar para que todos sentem em seus lugares com a coluna reta); momento de cantoria; oração e lanche propriamente dito.
6° Momento: HIGIENE BUCAL – realizar a higiene bucal, após guardar lancheiras e objetos de uso pessoal usados no lanche. Ao aguardarem sua vez para a higienização, as crianças ficarão em momento de Cantoria.
7° Momento: RECREIO –
8° Momento: DESCANSO – atender necessidades imediatas.
9° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA- Deitados sobre esteiras, fazer desenhos de onças, usando lápis de cor amarelo e preto.
10° Momento: VOLTA PARA CASA – Cuidados Especiais, troca de Fraldas e outras necessidades. Despedida alegre e afetuosa.
Observações:______________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________
7. Avaliação do Dia:
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CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
Professora: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: 29 de maio de 2009
PLANO DE AULA
1. Áreas do Conhecimento: Natureza; Educação de Valores; e Cinema
2. Conteúdos:
Maternal I e II:
Natureza: As Estações do ano - Primavera, Verão, Outono, Inverno
Educação de Valores: O amor e o Respeito
Cinema: ________________________________
3. Objetivos:
Maternal I e II:
Natureza: reconhecer e diferenciar as estações do ano; mostrar as características básicas de cada estação;
Educação de Valores: qual a importância do amor e do respeito nas relações entre as pessoas;
Cinema: _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Procedimentos Metodológicos:
Cantoria
Pintura
Roda de Conversa
Colagem
Pintura
Atividades direcionadas
5. Recursos: Livros Didáticos; caderno de desenho em A3; Giz de Cera; Lápis de Cor; tesoura; revistas; cola branca; DVD e Vídeo.
6. Roteiro de Aula:
1° Momento: ACOLHIDA – receber as Crianças com alegria já que está chegando o Final de Semana. Guardar materiais.
2° Momento: PERÍODO LIVRE - Distribuição de Brinquedos.
3°Momento: RODA DE CONVERSA: iniciar a roda de conversa com um “bom dia” caloroso, em seguida cantar as canções que as crianças conhecem, seguindo a ordem Cinestésica: voz, audição, mão, visão, grandes músculos, percepções. Alternar os momentos de cantoria com Calendário, Chamada e questionamentos pertinentes com a realidade vivenciada. Recitar as regras de convivência.
4° Momento: ATIVIDADE DIRIGIDA- apresentar o Mural das estações do ano e comentar cada uma delas; realizar as atividades do Livro, Meus Primeiros Passos, Minha Vida, Meu Mundo, paginas, 183 a187, para o maternal II; Caderno de desenho A3, Materna I.
5° Momento: HORA DO LANCHE – organizar a fila para a higiene das mãos; colocar os alimentos sobre a mesa ( cuidar para que todos sentem em seus lugares com a coluna reta); momento de cantoria; oração e lanche propriamente dito.
6° Momento: HIGIENE BUCAL – realizar a higiene bucal, após guardar lancheiras e objetos de uso pessoal usados no lanche. Ao aguardarem sua vez para a higienização, as crianças ficarão em momento de Cantoria.
7° Momento: RECREIO – vamos Brincar no parquinho?
8° Momento: CINEMA:
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9° Momento: DESCANSO – atender necessidades imediatas.
10° Momento: VOLTA PARA CASA – Cuidados Especiais, troca de Fraldas e outras necessidades. Despedida alegre e afetuosa.
Observações:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Avaliação do Dia:
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CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO
CEMC
PROJETO “MINHA HISTÓRIA”
Periodo 28/ 05 a 04/06/2009
Baby Class, Maternal I e II
Professora Raquel Sarmento
Belém – PA
2009
Centro educacional Mundo Colorido – CEMC
Professora: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Projeto Minha História
1. Apresentação
O Projeto Minha História visa envolver pais e crianças na dinâmica de leitura e escrita, como necessária para a compreensão dos diversos portadores de signos lingüísticos na nossa cultura.
2. Justificativa
Na educação infantil, principalmente nos primeiros anos de contato com a Comunidade escolar, a criança é apresentada ao Mundo da Linguagem, seja ela escrita ou Falada, com a intenção de desenvolver aspectos da habilidade lingüística, necessária ao desenvolvimento humano em seus aspectos afetivo, cognitivo e social. Nesse sentido o Projeto Minha História Objetiva, por meio de metodologias específicas, aproximar as crianças do “Mundo da Escrita” por meio do envolvimento dos pais e responsáveis.
3. Objetivos
Objetivo Geral:
• Inserir as famílias nas atividades pedagógicas a partir de histórias orais e escritas para estimular o gosto pela Leitura.
Objetivos Específicos:
• Proporcionar um momento de olhar específico para a escrita e a leitura;
• Aproximar as crianças pequenas da escrita e da Leitura;
• Desenvolver a aprendizagem para a construção de um contexto social e da Identidade.
4. Metodologia
1° Passo: Confeccionar os Livros e forma de bonecos;
2° Passo: Enviar os Livros em forma de Boneco para a casa das crianças;
3° Passo: fazer um foldem explicativo para orientar os Pais e responsáveis como proceder a escrita;
• Como acontecerá o Projeto?
As crianças levarão para casa o Livro em forma de Boneco e após um Final de semana, trarão a História escrita, com duas fotografias coladas. Cada criança Terá a oportunidade de ouvir de seus pais a sua própria história e de vê-la compartilhada em sala de aula.
5. Recursos
• Papel A4
• E.V.A
• Papel Cartão
• Lã
• Fotografias
6. Avaliação
Cada Criança será avaliada por meio do registro de suas ações diante do projeto. Os Pais e responsáveis também serão questionados sobre a reação da Criança em casa.
7. Cronograma de Execução
Data Ação
28/05/2009 Inicio do Projeto- enviar o Livro em Forma de Boneco para casa
29/05 a 01/06/2009 Período que os pais terão para escrever a História.
04/06/2009
Leitura das Histórias em Sala de Aula
CENTRO EDUCACIONAL MUNDO COLORIDO – CEMC
Professora: Raquel Sarmento
Baby Class, Maternal I e II
Data: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____/______/2009.
Nome:¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________________________________________
MINHA HISTÓRIA
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