O que é a Zona de Desenvolvimento Proximal?
Atualizado em 30 de abril de 2021
Lev Vygotsky
O que é a zona de desenvolvimento proximal?
A zona de desenvolvimento proximal (ZDP), ou zona de desenvolvimento potencial, refere-se à gama de habilidades que um indivíduo pode realizar com a orientação de um especialista, mas ainda não pode realizar por conta própria.
Desenvolvida pelo psicólogo Lev Vygotsky , essa teoria de aprendizagem pode ser observada em uma sala de aula ou em qualquer outro lugar onde um indivíduo tenha a oportunidade de desenvolver novas habilidades.
Estágios de ZDP
Existem três categorias distintas nas quais um aluno pode cair em termos de seu conjunto de habilidades. Para que a aprendizagem ocorra, é fundamental que o especialista entenda o estágio ZDP específico do aluno.
Tarefa que um aluno não consegue realizar com assistência
As tarefas que estão fora da ZDP do aluno são aquelas que não podem ser concluídas, mesmo com a ajuda de um especialista.
Se a tarefa não estiver dentro da ZDP do aluno, o especialista pode procurar diminuir o nível de dificuldade e encontrar tarefas que sejam mais apropriadas de acordo com o nível de habilidade do aluno.
Tarefas que um aluno pode realizar com assistência
Quando um aluno está perto de dominar um conjunto de habilidades necessárias para completar uma tarefa, mas ainda precisa da orientação de um especialista para fazê-lo, ele é considerado em sua zona de desenvolvimento proximal.
Nessa situação, um especialista pode usar várias técnicas para ajudar o aluno a entender melhor os conceitos e as habilidades necessárias para realizar uma tarefa por conta própria.
Tarefas que um aluno pode realizar sem assistência
Nesta fase, o aluno é capaz de completar tarefas de forma independente e domina o conjunto de habilidades necessárias para isso. O aluno não precisa da ajuda de um especialista .
Quando um aluno atinge esse estágio, o especialista pode aumentar o nível de dificuldade da tarefa a fim de encontrar a próxima ZDP do aluno e incentivar o aprendizado posterior.
Fatores Chave
Existem vários conceitos centrais desenvolvidos por Vygotsky e expandidos por outros que o seguiram, que ajudaram a completar essa teoria do aprendizado.
O sucesso deste processo de aprendizagem envolve:
- A presença de alguém com conhecimento e habilidades para orientar o aluno
- Atividades de apoio , conhecidas como andaimes, fornecidas pelo especialista que ajudam a orientar o aluno
- 3. Interações sociais que permitem ao aluno trabalhar suas habilidades e aptidões
O "outro mais experiente"
O "outro com mais conhecimento" é aquele que possui um nível de conhecimento superior ao do aluno e é capaz de instruí-lo durante o processo de aprendizagem.
Embora uma criança possa ainda não ser capaz de fazer algo por conta própria, ela é capaz de realizar a tarefa com a ajuda de um instrutor habilidoso, que pode incluir um pai, um professor, outro adulto ou um colega.
Teoria de andaimes
Quando uma criança está em sua ZDP, um especialista fornecerá a assistência adequada para ajudá-la a realizar uma nova tarefa ou habilidade . Atividades, instruções, ferramentas e recursos que são usados para auxiliar neste processo de aprendizagem são conhecidos como andaimes.
Exemplos de andaimes que os educadores podem usar incluem:
- Perguntar a um aluno o que ele acha que deve ser feito a seguir, qual foi o seu processo de pensamento ou se há outras maneiras de resolver o problema
- Modelar como resolver um problema semelhante ou concluir uma tarefa semelhante
- Colocar os alunos em pequenos grupos e fazer com que discutam um novo conceito antes de se envolver nele
- Usando recursos visuais para ajudar os alunos a conceituar uma tarefa antes de se envolver nela
- Pedir aos alunos que usem o conhecimento prévio para entender melhor tópicos mais complexos
- Usando ferramentas meta-cognitivas online, como autoavaliação do material e autocorreção para ajudar os alunos a aprender conceitos 1
Eventualmente, o andaime pode ser removido e o aluno será capaz de completar a tarefa de forma independente.
Embora o andaime seja mais frequentemente associado à zona de desenvolvimento proximal, não é um conceito que foi inicialmente introduzido por Vygotsky. Em vez disso, este termo foi apresentado por outros pesquisadores que expandiram suas teorias originais. 2
Interação social
Para que a aprendizagem ocorresse, Vygotsky acreditava que a interação social entre uma outra pessoa com mais conhecimento e o aluno era crítica. Embora o especialista possa ser um adulto, Vygotsky também enfatizou o poder da aprendizagem entre pares.
Por exemplo, quando as crianças estão aprendendo um novo conceito, a interação social entre o especialista adulto e todas as crianças é inicialmente crucial. Mas, se algumas crianças compreenderem o conceito, enquanto outras ainda estão em sua ZDP, a interação com os colegas pode criar o ambiente mais propício para o aprendizado.
Aplicativos ZPD na sala de aula
A zona de desenvolvimento proximal é um alvo móvel. Ao dar às crianças tarefas que elas não podem realizar facilmente por conta própria e fornecer a orientação de que precisam para realizá-las, os educadores podem avançar progressivamente no processo de aprendizagem.
Alguns exemplos de aplicativos ZPD em sala de aula:
- Um professor em um curso de psicologia experimental pode inicialmente fornecer suporte para os alunos, treinando-os durante seus experimentos. Em seguida, o professor remove lentamente o andaime, fornecendo apenas breves descrições de como proceder. Finalmente, espera-se que os alunos desenvolvam e realizem seus experimentos de forma independente.
- Um professor pode fornecer planilhas rastreáveis para os alunos que estão aprendendo a escrever o alfabeto. O professor também pode usar um quadro branco para modelar as etapas necessárias para escrever cartas. Se alguns alunos travarem, o professor pode pedir que eles pratiquem no quadro branco juntos até que a habilidade seja dominada.
- Para as crianças que estão aprendendo outro idioma, o professor pode escrever uma frase no quadro, lê-la em voz alta e, em seguida, encorajar os alunos a se revezarem na leitura em voz alta. O professor pode então dividir as crianças em grupos para praticar a leitura em conjunto antes de atribuir tarefas de leitura para fazerem de forma independente.
Potenciais desafios de andaimes
Embora o andaime possa ser incrivelmente útil para os alunos que estão aprendendo um novo conceito ou habilidade, se o professor não tiver conhecimento da ZDP exclusiva de cada aluno, essas técnicas de aprendizagem podem não ser eficazes.
De acordo com a pesquisa, outras dificuldades que os educadores podem encontrar incluem: 4
- Não ter tempo e / ou recursos suficientes para entender o ZDP de cada aluno
- Ter muitos alunos para entender adequadamente o ZPD em constante mudança de cada um
- Não compreender totalmente o conceito de ZPD e / ou andaime
- Lutando para manter flexibilidade cognitiva suficiente para realizar andaimes
- Não sendo organizado o suficiente para seguir em frente com o andaime
A zona de desenvolvimento proximal é um conceito importante nos campos da educação e da psicologia. Ao compreender como o ZPD funciona, educadores e especialistas podem estar mais bem preparados para criar programas de instrução e aprendizagem que maximizem as ferramentas e recursos disponíveis para os alunos.
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