Bufaloteca: "A leitura eleva nossas almas" | Education in Marajó Island, Pará, Brazil
Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
Clarice Pacheco
Começo essa postagem com poesia. Essa foi a maneira que encontrei para falar do búfalo "Brilho da Lua". Sim, isso mesmo, um búfalo. No norte do Brasil, em Soure (um dos municípios que compõem o Arquipélago de Marajó), Estado do Pará, as crianças das Escolas da Rede Pública Municipal esperam ansiosas pelo "Brilho da Lua", um Brilho que trará a luz do conhecimento e o amor pelos livros e pela Leitura.
"O arquipélago do Marajó é considerado área de proteção ambiental do Pará, devendo o Estado levar em consideração a vocação econômica da região ao tomar decisões com vistas a seu desenvolvimento e melhoria das condições de vida da gente marajoara." (CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, Parágrafo 2º do Art. 13 ; promulgada em 5 de outubro de 1989)
A gente marajoara é pouco conhecida pelo resto do Brasil. Aprender com os marajoaras é aprender a olhar para a riqueza da cultura que forma este País.A despeito de tantos entraves que caracterizam a educação pública no Brasil, a iniciativa caracterizada por lançar mão dos símbolos culturais locais para incentivar a leitura deve ser olhada com atenção e com muito respeito; uma vez que atribui valor ao que é peculiar e particular à população local e, em especial, à comunidade escolar.
A SEMED, Secretaria Municipal de Educação de Soure, começou um Projeto chamado "Bufaloteca" para atender as escolas públicas e levar a alegria da Leitura associada ao símbolo cultural local, o búfalo, para as crianças do Ensino Fundamental I e II.
No dia 09 de maio de 2017, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED/SOURE) deu início à realização do Projeto de Biblioteca Itinerante "Bufaloteca", sendo a escola Dom Alonso, a primeira escola a ser visitada pela carroça de livros.
Carroça do Projeto chegando na Escola |
O Projeto Biblioteca Itinerante "Bufaloteca", tem como objetivo principal incentivar as práticas de leitura nas escolas do município de Soure, e na comunidade em geral, para todos aqueles que têm interesse, promovendo através de oficinas, rodas de leitura e contação de histórias, um contato prazeroso com a literatura.
Apresentação na Escola |
O projeto pretende mostrar através dessa prática, a importância do contato com a literatura, revelando o poder da leitura e da escrita no desenvolvimento e evolução de uma comunidade. Uma mistura de magia, alegria e livros recheados de histórias, que proporcionam às crianças das escolas visitadas, uma viagem ao mundo da imaginação.
Várias escolas receberam a biblioteca itinerante, e todos fizeram lindas recepções para receber a biblioteca Itinerante.O acolhimento e a alegria das crianças sempre são maravilhosos.
A Bufaloteca visitou várias escolas do Município de Soure:
- Escola Zeneida Lima, da Instituição Caruanas do Marajó.
- Escola Raimundo Ramos ( com roda de carimbó, comandada pelos próprios alunos e professoras).
- Escola Santana de Tucumanduba (Espaço ao ar livre)
- Escolinha Jardim Marajoara (aprendizado e alegria)
- Escola Antônia Tavares (alegria e diversão no mundo mágico da leitura).
- Escola Dom Alquílio (pequeninos encantados com a Carroça repleta de livros).
- Escola Cel. Alberto Engelhard (A bufaloteca fez a alegria dos alunos)
- Escola Dagmar Gonçalves (Contação de histórias e interação com o mundo da leitura).
- Centro Filantrópico de Soure (leitura, alegria e diversão).
- Escola Raimundo da Silva Ramos (contação de histórias, brincadeira com o búfalo Brilho da lua)
- Escola Alacid Nunes (turnos manhã e tarde -apresentação de fantoches, contação de histórias e muita diversão).
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- Escola Stella Maris. (A Carroça recheada de livros tem levado a alegria e o encantamento que só leitura pode oferecer aos alunos.
A iniciativa da Biblioteca Itinerante Búfaloteca mostra como o empenho e a dedicação dos professores e do corpo administrativo pode fazer diferença no desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças.
É maravilhoso saber que a cultura, como patrimônio imaterial, é usada como ponte para incentivar a prática da leitura e, consequentemente, contribuirá para um processo de alfabetização consolidado pela vivência lúdica e significativa.
Pouco se sabe da Região onde se encontra o arquipélago de Marajó, e dados mostram que o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) em alguns municípios estão em níveis entre muito baixos ou médios (2013). Todavia, educadores locais se empenham em oportunizar educação de qualidade para os pequenos marajoaras.
É importante perceber que a Educação criativa, significativa e de qualidade é possível!
Termino este post com poesia. Uma poesia escrita por uma professora Marajoara, participante ativa do Projeto Bufaloteca:
"Quem vive no Marajó tem que viver o Marajó!
Nossos caminhos são de rios... mas às vezes temos lama, e muita aterroada.
Vivemos todos perto, mas às vezes precisamos encontrar outros mais longe.
No Marajó, Terra boa de se viver, há de tudo um pouco, e muito de tudo... Temos os encantos da natureza, a magia do misticismo, e a esperança de um povo humilde e acolhedor. O melhor do Marajó é o povo marajoara. Essa é a certeza que trago em meu peito, hoje, mais do que nunca, pela maravilhosa experiência vivida pelos campos do Marajó". (Clébia Maciel)
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