CENCS E MEUS PRIMEIROS CONTATOS COM A NEUROPSICOLOGIA (A Ciencia do Cerebro)


Em 2006, trabalhei no CENTRO EDUCACIONAL CONSTRUINDO O SABER, em Taguatinga/DF, com uma turma de 1º ano ( Então, jardim III). Para trabalhar com a turma, recibi treinamento em neuropsicologia, com a finalidade de elaborar planos de aula e projetos pedagógicos sob essa perspectiva.
Foi uma experiência única e que trouxe novos conhecimentos à minha Prática docente.Em 1996, nascia a Escola Construindo o Saber.

No início, apenas a Educação Infantil e sistema de semi-internato. O sonho de ter uma instituição evangélica, estava tornando-se em realidade, até que 2 anos mais tarde torna-se Centro de Ensino Construindo Saber que compreende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (1ª a 4ª Série).
Em 2002. Após a ampliação do espaço físico , tornou-se Colégio Cencs, e a partir de 2004, começamos a atender turmas de 5ª série em adiante. A escola hoje conta com 16 salas de aulas amplas e confortáveis, Piscinas, Quadra Esportiva, Auditoria, Cantina, Lojinha Cencs, Laboratório de informática e Laboratório de Ciências. Como diretora da instituição a professora Patrícia Muniz dos Santos e sua sócia Viviane Muniz dos Santos, Fazendo parte do corpo administrativo.
Hoje a escola, promove durante o ano letivo projetos pedagógicos. (Feira da Cultura, Feira de Ciências, Semana Bíblica. Feira de Literatura e artes, etc. ) atividades extra-curriculares (Inglês Informática, Ballet, Judô, Musica, )

No CENCS conheci o trabalho da Professora Cosete Ramos (http://www.cosete.com.br/), pioneira na introdução, no Brasil, de inovações como: Ensino Através de Módulos; Engenharia da Instrução; Qualidade Total na Educação; Aprendizagem Baseada no Cérebro.

Palestrante: Nestes últimos anos, já falou para mais de 250.000 pessoas, em eventos dos quais participaram professores, diretores, coordenadores de escolas; dirigentes e docentes de universidades; técnicos e gestores de organizações públicas e empresas privadas.  Autora do Livro O DESPERTAR DO GÊNIO-Aprendendo com o Cérebro Inteiro. Eis um livro diferente, um guia prático e interativo, repleto de imagens, diagramas, painéis, desenhos, organizadores gráficos, mapas mentais, exercícios de aplicação, que constrói uma ponte entre as incríveis descobertas da Ciência do Cérebro e a ação efetiva de educadores e educandos na sala de aula.
A obra apresenta uma ampla variedade de idéias, exemplos e estratégias coerentes com a aprendizagem e o ensino compatíveis com o cérebro, tais como: montar ambientes alegres, seguros e ricos em estímulos; respeitar diferentes estilos de aprendizagem; estabelecer altas expectativas de desempenho; valorizar as inteligências múltiplas, com destaque no aprender emocional e moral; promover uma aprendizagem ativa, em contexto, via imersão em experiências significativas, ao redor de temáticas e projetos, resolvendo problemas relevantes para a vida; construir comunidades de aprendizagem; estimular a aprendizagem global e multimídia; apresentar novidades e histórias; efetivar feedback acurado, imediato e avaliação autêntica.
Trata-se de um recurso indispensável que ensina como despertar e ampliar ao máximo o talento, a competência e a genialidade de crianças, jovens e adultos, trazendo o Poder da Educação Baseada no Cérebro para a sua Escola ou Empresa.

Com ela descobri a importância da Aprendizagem dinâmica, concreta e emocional.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I