Projeto para a Educação Infantil

RAQUEL SARMENTO
EDUCAÇÃO INFANTIL
JARDIM III





PROJETO DE LITERATURA E ARTES
“CONTANDO SONHOS”














TAGUATINGA
2006





APRESENTAÇÃO

Todos sonham com o futuro, com desejos, com a primavera, com uma vida cheia de felicidade e com coisas fantásticas acontecendo. Contudo, não temos coragem de mostrarmos ou contarmos nossos sonhos ou os colocarmos tão distantes de serem realizados que tornam-se, no decorrer de nossa breve existência, grandes frustrações.
A arte é uma forma de trazer a realidade os sonhos e desejos mais íntimos do ser. Tanto a Literatura quanto as artes plásticas, refletem o que os artistas sentem em face do mundo e da realidade concreta ou subjetiva. Seus questionamentos, seu fascínio com a vida e seu desapontamento com a condição humana.
Alguns gênios da arte foram considerados loucos Sonhadores, mas acabaram surpreendendo o mundo com seus relâmpagos de beleza e de inovação. Eles conquistaram o sucesso e o reconhecimento mundial a duras penas, mas nunca desistiram de seus sonhos.
Esses grandes gênios da arte, como Machado de Assis, Mozart, Da Vinci, foram crianças como todas as outras de seu tempo, mas eles tinham um diferencial: tinham sonhos fantásticos que foram transformados em grandes obras de Arte.
O presente projeto surgiu da necessidade que as crianças têm de falar e expressar seus desejos mais secretos e imaginários.
O projeto “Contando Sonhos” é uma tentativa de envolver eixos curriculares da educação infantil com práticas artísticas especificas, motivadas pelo imaginário infantil.
Os pensamentos das crianças sobre seu presente e futuro, afetam sua emoção e podem trazer dificuldades de relacionamento intrapessoal e interpessoal. Com isso, o presente projeto, busca trazer à tona as emoções e os sonhos das crianças revelados por meio das linguagens comuns às crianças: desenho, pintura, produção de história oral, e produção de história escrita.

JUSTIFICATIVA

“se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas,seus alvos serão diminutos”Augusto Cury


O projeto “Contando Sonhos” é uma tentativa de contribuir para a expressão dos sonhos infantis por meio do desenho, da escrita e da pintura.
Produzimos sonhos quando brincamos, pulamos, cantamos e esses sonhos podem se transformar em belas obras de arte.
O presente projeto surgiu da necessidade que as crianças tem de falar e expressar seus desejos mais secretos e imaginários.
O projeto “Contando Sonhos” é uma tentativa de envolver eixos curriculares da educação infantil com práticas artísticas especificas, motivadas pelo imaginário infantil. Ressaltando os pensamentos das crianças sobre seu presente e futuro, refletindo sobre emoção e dificuldades de relacionamento intrapessoal e interpessoal, sempre enfocando as linguagens e o nível de compreensão da faixa etária trabalhada.
O presente projeto justifica-se por buscar trazer a tona as emoções e os sonhos das crianças revelados, por meio das linguagens comuns às crianças: desenho, pintura, produção de história oral, e produção de história escrita. Aliando o emocional e o cognitivo para a produção da linguagem artístico-cultural.
É preciso que se valorizem as narrativas infantis e seus mais variados aspectos e a sala de aula é o espaço mais apropriado para esse fim. Numa leitura do tempo, do espaço e da realidade objetiva e subjetiva.







OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a capacidade de apreciar as diversas formas de expressão artística, valorizando sua produção e despertando a capacidade de se envolver em movimentos artísticos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Expressar-se em situações diversas;
ü Produzir o próprio desenho;
ü Produzir o próprio texto;
ü Estabelecer relações interpessoais;
ü Apreciar as diversas formas de arte;
ü Desenvolver a capacidade de expressar suas expectativas;
ü Envolver-se em situações que enfoquem a arte como produto da cultura.


METODOLOGIA:

Baseado na teoria das inteligências múltiplas de Gadner, as metodologias usadas, envolvem a temática do projeto com atividades, de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, são elas: pintura; desenho livre; desenho dirigido; escrita livre; escrita dirigida; diálogos; monólogos dirigidos; monólogos livres; trabalhos individuais e em grupo, buscam dar ênfase as várias facetas da inteligência de cada criança.





RECURSOS:
Tela;
Copos descartáveis;
Papel A4;
Pincel;
Bloco criativo;
Cola branca e colorida;
Tesoura;
Cartolina;
Tinta guache;
Água .


AVALIAÇÃO:
Acontecerá no decorrer da realização do projeto, a partir da observação da participação e do empenho de cada criança durante a execução das atividades.













CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Inteligências trabalhadas
Desenhando Contando Sonhos
Sonhos com o futuro
Sonhos de Primavera
Sonhos em cores

lingüística
Contar seus sonhos por meio de desenhos e da fala articulada;
Construir um livro ilustrado sobre o mundo no futuro;
Construir um livro sobre a primavera;
Construir oralmente a idéia central do quadro a ser pintado;

Corporal-cinestésica

Ordenar os desenhos nos espaços do papel

Organizar o livro de forma convencional ou inovadora.
Fazer dobradura e organizar o espaço escrito e ilustrado do livro;
Utilizar os movimentos com o lápis e pincel em tela de forma correta

interpessoal
Compartilhar seus sonhos com os colegas e ouvir os sonhos dos colegas e emitir opinião;
Envolver os colegas com suas estórias sobre o futuro e seus desenhos;
Expressar o que sente quando se fala na primavera e compartilhar com colegas;
Compartilhar com os colegas a idéia do desenho a ser pintado;

intrapessoal
Expressar seus sonhos sem medo ou vergonha;
Expressar suas expectativas com o futuro e sua relação com o presente;
Expressar o que sente quando se fala na primavera;
Expressar entusiasmo ao pintar a tela e construir o seu desenho;

Lógico-matemática
Estabelecer relações de tempo e espaço
Estabelecer relações de tempo e espaço;
Estabelecer relações de mudança nas estações e na vida;
Estabelecer noções de espaço e lateralidade ao construir o quadro

Naturalista
Estabelecer noções de local e ambiente onde os sonhos se realizam.
Estabelecer noções de mudanças no ambiente com o passar do tempo.
Representar elementos da natureza.
Representar elementos naturais ou imaginários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOGOS NA SALA DE AULA

UM POUCO DE SOURE: NATUREZA E CULTURA, parte I